sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Questão de SEXTA-FEIRA


Em um circuito aberto tem-se em sequencia uma bateria de 18V um resistor de 2 ohm e mais dois resistores em paralelo sendo que um deles tem 6 ohms e o outro tem 12 ohm.
Indique o sentido do campo formado pela corrente que passa pelo fio do sistema, sabendo-se que o lado positivo da bateria esta virado para o lado do resistor de 2 ohms.

Responsáveis pela resposta

GRUPO 1
GRUPO 3
GRUPO 6


VALOR: 01 ponto

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Questões do Relatório

4> Desenhe o Telefone com as duas pessoas e indique os fenômenos ondulatórios que ocorrem. Classifique de forma completa a onda existente.





Dispersão: é um fenômeno que acontece quando uma onda, resultante da superposição de várias outras entra num meio onde a velocidade de propagação seja diferente para cada uma de suas componentes. Consequentemente a forma da função de onda inicial muda, sendo que sua forma é uma função do tempo.

Interferência: representa a superposição de duas ou mais ondas num mesmo ponto. Esta superposição pode ter um caráter de aniquilação, quando as fases não são as mesmas (interferência destrutiva) ou pode ter um caráter de reforço quando as fases combinam (interferência construtiva).



6> Crie uma lista de problemas ocorridos no telefone e a solução que o grupo utilizou para o mesmo (Faça em forma de tabela com duas colunas).


PROBLEMAS
    SOLUÇÕES

A mensagem não chegava com clareza ao ouvinte.


Trocamos o mensageiro.

Nosso grupo estava com problema para "responder" via sinais se havia entendido ou não a mensagem.

Criamos diversos tipos de sinais, eram eles "repetir", "soletrar", "acento", "ponto", "acento grave" e "ok".


Mensagem não estava sendo transmitida com rapidez.



Melhoramos isso com total atenção no telefone. Concentração apenas no que está sendo transmitido.


11> Faça uma descrição longa utilizando conceitos de acústica para descrever o projeto:
Os fatores essenciais no projeto do Telefone de Latinha, são 3:


Intensidade: A intensidade está ligada à quantidade de energia transportada pelo som. Desta forma, conforme a intensidade do som dizemos que ele é mais forte (a onda possui maior amplitude) ou mais fraca (a onda possui menor amplitude).
Altura: A altura está relacionada com a freqüência do som. Assim distinguimos os sons mais altos como os de maior freqüência (mais agudos) e os mais baixos como os de menor freqüência (mais graves). As notas musicais buscam agrupar diferentes freqüências sonoras produzidas por um instrumento.
Timbre: O timbre corresponde ao conjunto de ondas sonoras que formam um som. O timbre permite diferenciar diferentes fontes sonoras, por exemplo, é fácil perceber que o som de uma guitarra e de uma flauta são completamente diferentes.