quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Agradecimentos...

Antes de começar, gostaríamos de ressaltar que este post é uma singela "homenagem" em forma de agradecimento à uma pessoa que sempre nos ajudou...






Um método de ensino, jamais visto até então por nós... uma forma simples, porém eficaz, que nos prendeu durante dois anos... dois anos sem nenhum tipo de discussão ou desentendimentos... falta de respeito, nada disso. Você, nos ensinou que o melhor método de obter respeito, é respeitando, não desejando o mal do aluno ou até mesmo se mostrar superior em todos os aspectos. Sim, é uma pessoa muito superior, sábia e que nós do Grupo 5, admiramos muito por ser essa pessoa tão marcante... jamais vamos esquecer do professor de Física mais "fantástico" que tivemos. Não é mais um clichê de final de ano... é a forma sincera e simples que conseguimos expressar nossa gratidão! Não iremos esquecer também as competições que sempre deram certo e foram competitivas como devem ser, gostosas de se trabalhar... tudo isso sentiremos falta, com toda a certeza foi nosso melhor período na escola, tanto pela seriedade com que fomos tratados, como também pela harmonia com que era trabalhado o propósito nas aulas. Os conselhos, pode ter certeza, Maurício, não vamos deixá-los guardados para serem aproveitados "quem sabe um dia".. não... desejamos segui-los para serem aprimorados cada vez mais. O momento sempre exato pra falar o que pensava a respeito de tal assunto, isso tudo só fez com que nós tenhamos mais respeito ainda por você! Não somente aquele respeito "obrigatório" por ser nosso professor... mas o respeito que você conquistou em cada um de nós... e nós, do Grupo 5, queríamos novamente agradecer por tudo, tudo mesmo... continue fazendo esse trabalho que é tão bem feito por ti... tenha a certeza de que nós aprendemos muito e nos dois sentidos, sempre nos trazendo informação e aprimorando nossa formação. Isso com certeza é o que mais vale. Você é uma pessoa incrível, embora não goste muito de "ouvir" isso... essa pode ser a última chance de dizermos, ou não, pois desejamos estar presentes em 2011 como veteranos no Telefone de Latinha, para mostrar como se faz! (risos).

Brincadeiras à parte... essa foi uma retribuição (de coração)... just let it be.

Obrigado por tudo!!!

Felipe Brito, Fernanda Pieroni, Gabriel Isper, Raphael Migotto, Ruan Moura

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Questão de SEXTA-FEIRA


Em um circuito aberto tem-se em sequencia uma bateria de 18V um resistor de 2 ohm e mais dois resistores em paralelo sendo que um deles tem 6 ohms e o outro tem 12 ohm.
Indique o sentido do campo formado pela corrente que passa pelo fio do sistema, sabendo-se que o lado positivo da bateria esta virado para o lado do resistor de 2 ohms.

Responsáveis pela resposta

GRUPO 1
GRUPO 3
GRUPO 6


VALOR: 01 ponto

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Questões do Relatório

4> Desenhe o Telefone com as duas pessoas e indique os fenômenos ondulatórios que ocorrem. Classifique de forma completa a onda existente.





Dispersão: é um fenômeno que acontece quando uma onda, resultante da superposição de várias outras entra num meio onde a velocidade de propagação seja diferente para cada uma de suas componentes. Consequentemente a forma da função de onda inicial muda, sendo que sua forma é uma função do tempo.

Interferência: representa a superposição de duas ou mais ondas num mesmo ponto. Esta superposição pode ter um caráter de aniquilação, quando as fases não são as mesmas (interferência destrutiva) ou pode ter um caráter de reforço quando as fases combinam (interferência construtiva).



6> Crie uma lista de problemas ocorridos no telefone e a solução que o grupo utilizou para o mesmo (Faça em forma de tabela com duas colunas).


PROBLEMAS
    SOLUÇÕES

A mensagem não chegava com clareza ao ouvinte.


Trocamos o mensageiro.

Nosso grupo estava com problema para "responder" via sinais se havia entendido ou não a mensagem.

Criamos diversos tipos de sinais, eram eles "repetir", "soletrar", "acento", "ponto", "acento grave" e "ok".


Mensagem não estava sendo transmitida com rapidez.



Melhoramos isso com total atenção no telefone. Concentração apenas no que está sendo transmitido.


11> Faça uma descrição longa utilizando conceitos de acústica para descrever o projeto:
Os fatores essenciais no projeto do Telefone de Latinha, são 3:


Intensidade: A intensidade está ligada à quantidade de energia transportada pelo som. Desta forma, conforme a intensidade do som dizemos que ele é mais forte (a onda possui maior amplitude) ou mais fraca (a onda possui menor amplitude).
Altura: A altura está relacionada com a freqüência do som. Assim distinguimos os sons mais altos como os de maior freqüência (mais agudos) e os mais baixos como os de menor freqüência (mais graves). As notas musicais buscam agrupar diferentes freqüências sonoras produzidas por um instrumento.
Timbre: O timbre corresponde ao conjunto de ondas sonoras que formam um som. O timbre permite diferenciar diferentes fontes sonoras, por exemplo, é fácil perceber que o som de uma guitarra e de uma flauta são completamente diferentes.

sábado, 30 de outubro de 2010

Respostas

Grupo 1 - Não tem questão.




Grupo 2 - Movimento Periódico
Grupo 3 - Difração / Ressonância / Polarização.
Grupo 4 - Equação de Schrödinger.
Grupo 5 - Não tem questão.
Grupo 6 - Refração e reflexão.
Grupo 7 - Não tem questão.
Grupo 8 - Questão A.

domingo, 24 de outubro de 2010

Relatório Telefone de Latinha

O nosso relatório sobre o Telefone de Latinha já está em desenvolvimento. Será postado aqui no blog.

sábado, 23 de outubro de 2010

Telefone de Latinha

● Dificuldades:

- Algumas vezes, durante os testes/competição, ouve maior dificuldade para escutar o que o Gabriel dizia. Muitos grupos e com várias pessoas do lado, o som não vinha de forma nítida.
- Algumas palavras como "Richard Feynman", atrapalhou bastante em uma melhor performance, pois era a primeira palavra da frase, ou seja, acertamos apenas o Richard (1 ponto).


● Frases:
Nosso desempenho nas frases foi ótimo, conseguimos acertar uma frase inteira! O que contou e muito para nossa colocação (Primeiro Lugar). Algumas palavras são difíceis, mas combinamos alguns códigos, caso a palavra fosse difícil, o Gabriel iria soletrar para compreendimento exato, caso contrário, poderíamos perder muitos pontos, então decidimos não arriscar a "sorte".

● Palavras:
Bom, nosso desempenho nessa categoria foi muito bom também, pois são palavras "fáceis", porém, nessa categoria o que mais conta é a rapidez com que é transmitida a palavra, o entendimento e a anotação de forma respectiva. É fácil, porém, com boas chances de errar, pois errou a sequência, errou tudo.

● Classificação:
Como já dissemos, ficamos em primeiro lugar da sala. O que nos leva para a competição entre salas, bem mais difícil, pois os fios do Telefone de Latinha, serão cruzados, causando interferência. Para esta competição, irão somente os 4 melhores de cada sala, ou seja, disputa não irá faltar. Nossa meta agora é ir tão bem como fomos até agora.

● Grau de Satisfação:
Apesar do nosso projeto não ter sido inovador, o nosso grau de satisfação é elevado. Em todos os testes e competição obtemos o primeiro lugar da sala com vantagem considerável para o restante. Então, o que podemos dizer é que o nosso desempenho foi orgulho para nós mesmos, pois na nossa opinião, quem fala no telefone e quem escuta tem total crédito pelo fato de falar bem e/ou escutar bem. Quem escreve também merece créditos, pois se não fosse a pessoa para escrever corretamente e de forma tão rápida, não estaríamos em primeiro lugar da sala.

Foto do Grupo*



*Faltando os seguintes integrantes: Fernanda Pieroni, Ruan Moura, Thiago Amaro.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Pontuação 08/10/2010

Hoje ganhamos 2 pontos e o Grupo 6 perdeu 1.

Duelo entre Titãs #2

A força magnética e capaz de desviar partículas carregadas em mvimento?

Valor: 1 ponto

Resposta pergunta Grupo 6

A regra é a mesma que a da carga positiva, porém a direção continua sendo a mesma e o sentido será contrário ao dado pela mão esquerda (em vez de apontar para unha, apontará para dentro da mão).

Duelo entre Titãs - Resposta

Porque não pode existir um imã com apenas um pólo, sempre haverá Norte e Sul, independente de quantas divisões fizer.

Como não foi respondida a questão pelo Grupo 6, eles perdem 1 ponto e nós ganhamos 1 ponto. Viva!!!

Duelo entre Titãs

Porque não se pode dizer que os pólos magnéticos podem ser separados.


Valor: 1

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Pontuação - Questão Magnetismo

Grupo 1: + 50***/ +100*/ +50*/-10**/-100**/+40*/-90** = 40 pontos
Grupo 2: +50*/+100***/+10*/+100*/-90** = 170 pontos
Grupo 3: -50**/+100*/+50***/+50***/+50***/-10**/-100**/+40*/-90** = 40 pontos
Grupo 4: não respondeu nenhuma das questões
Grupo 5 : +50*/+100*/-50**/+10***/+10***/-100**/-40**/-90** = - 110 pontos
Grupo 6: +50*/+100*/+50*/+10*/+100***/+40*/-90** = 260 pontos
Grupo 7: +50*/+100*/-50**/+10*/-100**/+40***/+40***/-90** = 0 pontos
Grupo 8: - 50**/ +100*/-100**/+40*/+90*** = 80 pontos
 
*  Resposta Certa
** Resposta Errada
*** Grupo que não respondeu a questão, isso faz com que o grupo que fez a pergunta ganhe o valor da questão.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Resposta do Grupo 5

A resposta é 2.

O mínimo é 2 e o máximo também é 2.

Respostas

Grupo 1 - Alternativa B.

Grupo 2 - Alternativa B.

Grupo 3 - Colocando um material ferromagnético em seu núcleo, seu campo magnético ficará maior.

Grupo 4 - Não postou.

Grupo 6 - Alternativa E

Grupo 7 - Por ser flexível, ele pode dobrar facilmente.

Grupo 8 - O campo magnético da Terra é, em sua maior parte, dipolar – o que significa que ele tem um pólo norte magnético e um pólo sul magnético, semelhante a um imã de barra (como de geladeira).

Pergunta - Magnetismo

Qual o número minimo e o número máximo de pólos que um mesmo imã pode ter? Valor: 10 pontos

sábado, 25 de setembro de 2010

Formulário

Na mesma aula de Quinta-Feira (23/09) o professor também passou um Formulário, aqui está ele:

Glossário

Na aula de Quinta-Feira (23/09) nosso professor passou um Glossário no quadro, Eis o Bendito:

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Telefone de Latinha - Frases

Hoje, 23 de setembro, de manhã, realizamos o segundo teste do Telefone de Latinha. Dessa vez composto por frases em um sistema rigoroso, uma simples vírgula fazia toda a diferença. Conseguimos a maior média novamente, 87 palavras em 4 frases, sendo 1 frase inteira dentre elas. Nosso desempenho foi surpreendente, pois estamos caminhando para a melhor competição que já realizamos até agora no Colégio Idesa em Física e todas as matérias que já realizamos experimentos, etc. Nosso placar está muito bom e estamos muito satisfeito, mas ainda há o que melhorar e vamos seguir com humildade e respeito com nossos colegas de sala, pois eles estão indo muito bem também.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Resposta

Página 23

Exercício 1

Resposta: Alternativa B


Página 31

Resposta: Sim,é possivel.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Telefone de Latinha

O nosso desempenho hoje (16/09) foi impressionante. Conseguimos acertar 43 palavras. A melhor marca da sala por uma diferença de 10 pontos do segundo colocado. Nós julgamos bom, mas dá para melhorar, pois no começo houve um equívoco na segunda palavra e erramos 4.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Georg Simon Ohm

Descobridor dos fundamentos da eletrocinética, que estuda as correntes elétricas em movimento, o físico alemão Georg Ohm fixou a lei conhecida por seu nome e em sua homenagem se denominou a unidade de resistência elétrica no sistema de unidades físicas CGS (centímetro-grama-segundo).
Georg Simon Ohm nasceu em Erlangen em 16 de março de 1787. Formou-se em física pela Universidade de Erlangen e em 1813 tornou-se professor em Bamberg. Em 1817 ensinou física e matemática em Colônia e, em  1826, na Escola de Guerra de Berlim. Dirigiu a Escola Politécnica de Nuremberg e lecionou em Munique. Recebeu em 1841 a medalha Copley da Royal Society de Londres e em seguida tornou-se membro da instituição.
Ohm promoveu a pesquisa científica dos fenômenos eletrocinéticos e esclareceu as diferenças entre  eletricidade térmica e galvânica, bem como entre intensidade e quantidade de eletricidade. Por volta de 1830, comprovou o fenômeno da polarização das pilhas, e em 1852 estudou a interferência dos raios luminosos polarizados nas lâminas cristalinas.
A lei de Ohm, exposta na obra Die galvanische Kette mathematisch bearbeitet (1827; Estudo matemático da corrente galvânica), refere-se a correntes estacionárias e combina as três quantidades básicas consideradas num circuito: a força eletromotriz total E, a intensidade I da corrente (quantidade que flui na unidade de tempo) e a resistência total R do circuito, que compreende a resistência interna do gerador elétrico. Ohm demonstrou que, num circuito, a corrente é diretamente proporcional à força eletromotriz total do circuito e inversamente proporcional à resistência total do mesmo: I=E/R ou E=RI. A lei indica a perda ou queda ôhmica de potencial, perda de calor ou de diferença de potencial produzida pela passagem de corrente elétrica por uma resistência. Essa perda é representada por V=RI. Ohm morreu em Munique em 6 de julho de 1854.


Georg Simon Ohm